quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Palavras iniciais

Uma escola não se faz sozinha. É necessário que somemos forças para que alcancemos resultados eficientes na aprendizagem. Entretanto, para que a escola obtenha proveito máximo e contribua efetivamente com seus alunos é preciso que todos os atores abandonem os modelos que nos encontramos e mudemos radicalmente o pensamento sobre nosso fazer e nossas interações interpessoais, sobretudo porque se dialogamos com o mundo, se nos comunicamos e nos informamos é necessário que também nos articulemos melhor para educar.
Sabemos que uma gestão pró-ativa, democrática e participativa, e que também possibilite oportunizar, manter o interesse e desenvolver propostas junto a sua equipe, sem dúvida consegue driblar os desafios e as adversidades que são muitas. Só não podemos manter o conformismo e a acomodação. Não é objetivo da escola de todos e para todos manter-se na estagnação. Cabe a nós professores, líderes natos, assumir novas responsabilidades e promover uma mudança radical.
Se atualmente o que mais ansiamos é uma escola dinâmica, reflexiva e preocupada em acompanhar as transformações de nossa sociedade, que se apresenta cada vez mais mutável, é imprescindível que façamos uso frequentemente das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), sobretudo para que melhor cumpramos nosso papel de centro de informação e aprendizagem.
Nesse sentido, se desejamos melhorar e qualificar o ensino e a aprendizagem, também a escola deve inserir de modo mais eficiente e efetivo os professores e funcionários, bem como seus administradores e gestores no mundo virtual e tecnológico. Temos consciência de que não é simples tal inserção, mas ações que integrem redes de informação e relacionamento ajudam e muito não só a socialização, mas a produção e cooperação em equipe.
O emprego das diferentes mídias no contexto escolar favorece e muito o processo de criação, tão necessário aos nossos dias, cabendo usarmos a tecnologia para nosso benefício e estabelecimento de nossa própria identidade. Daí a necessidade de disponibilizar esse blog para construção de nossa identidade digital, embora já há muito somos um grupo que vem transformando essa escola em um lugar mais humano, democrático e reflexivo.
É preciso que encontremos estratégias de sucesso para o futuro e que, juntos, possamos discutir projetos didáticos e a produção multimídia, tais como: jornais, rádios, planilhas, blogs, homepages, personalização de e-mails, correspondências, documentos, programas, etc, pois só assim viveremos uma escola cidadã que aprende e apreende no próprio cotidiano.
Não conseguiremos nada se não houver comprometimento, disponibilidade, exigir e promover mudanças, querer qualidade, transformar e valorizar-se a si e ao outro. Temos direito a opinar, a nos capacitar, a discutir a máquina, o sistema, os projetos para então adotá-los. Se nós não acreditarmos no impossível, se nós não pudermos brigar pelo que realmente acreditamos, se nós não pudermos mudar vidas, não haverá sentido estarmos educando.

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